FORMAS E CORES NATURAIS

A natureza conquista a casaRepórter de imagem Tiago Cappi. Fotos Marcos Antonio. Texto Roberto Abolafio Jr.

Em tempos de preocupações com a Terra, a casa faz reverência à natureza. Traços orgânicos embelezam móveis de madeiras reaproveitadas. Objetos roubam do mar e da mata formas surpreendentes. E tons como o cinza do cascalho e o bege da água turva deixam tudo calminho.

Trazer para dentro de casa as formas, cores e matérias-primas da natureza é opção para quem quer ir além de um vaso de planta. Trata-se de respeitar a ecologia com uma estética ao mesmo tempo chique. 'De tempos em tempos, a influência do que é natural é vista com mais intensidade nas artes aplicadas', afirma a jornalista e curadora de design Ethel Leon. Só que essa escolha hoje é contagiada, para o bem do planeta, pelo conceito da sustentabilidade - segundo o qual, qualquer empreendimento tem de ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Isso significa, por exemplo, preferir móveis feitos de madeiras certificadas e reaproveitadas, além de reciclar o que for possível.
De quebra, é bacana apostar numa paleta de tintas (à esq.) e materiais que remetam ao cinza do cascalho, ao bege da areia, ao azul do céu, ao verde da floresta - tudo meio pálido, em busca de uma casa mais calma. 'Essa neutralidade deixa a decoração suave', diz o lojista Zeco Beraldin, proprietário do Empório Beraldin, que explora esse viés em suas coleções. Inspire-se!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOM DA FACHADA

PLANTAS RESISTENTES A AMBIENTES FECHADOS

PÉRGOLAS OU PERGOLADOS