terça-feira, 8 de maio de 2012

MURANO

   Murano é um pequeno arquipélago formado por sete ilhas, há apenas 1 km de distância de Veneza. Os objetos de vidro produzidos nesta região – através de uma técnica artístico-artesanal – são mundialmente conhecidos por sua qualidade e beleza. Esta técnica, milenar, se caracteriza pelo brilho intenso, pela leveza do material, pela criativa mistura de formas, texturas e, principalmente, por um bom gosto peculiar no uso das cores.



Em uma viagem a cidade de Gramado-RS, referência nacional na arte da fabricação do cristal, conheci uma fábrica de peças de Murano. Fiquei completamente encantada com a desenvoltura em que o rapaz trabalhava com, inicialmente, uma bola sem forma de vidro extremante quente. Aos poucos ele ia repuxando, moldando, voltando ao forno de altíssima temperatura e numa leveza e praticidade, dando forma a uma belíssima peça de cristal que dão o nome de "Técnica di Murano". Uma técnica interagindo o mestre vidreiro com o público. 





                       








   As peças são maravilhosas, cada qual será diferente uma da outra por serem artesanais. E são as mais variadas peças, desde pequenos brincos até imensos lustres. Artigos de decoração, taças e copos, semijóias, gravações de imagem em 3D, etc.








Esta árvore de Murano fica na do lado de fora da fábrica, bem enfrente à porta. É belíssima!



"A arte de se fabricar o cristal é simples em seus princípios, complexo nos detalhes e belíssima quando transforma em arte".



Nenhum comentário: