Um brunch lá fora



O brunch é a solução perfeita para dar uma festa sem ter muito trabalho. Se for ao ar livre, muito melhor. Com um cardápio criativo que reúne café-da-manhã e almoço, tem tudo para animar os dias de calor Texto e produção Cláudia Alcione Pereira. Fotos Iara Venanzi A moda chegou por aqui nos anos 1980, vinda dos Estados Unidos, e logo pegou entre os brasileiros, que adoram dar uma “esticadinha” a qualquer festa. Servido no meio da manhã, o brunch entra no horário do almoço e se estende até o meio da tarde. É uma maneira fácil de receber para um encontro informal, já que todas as comidas são servidas juntas. Além do mais, permite ao anfitrião curtir o encontro o tempo todo.




“Hoje, as festas com esse tema começam por volta do meio-dia, justamente para substituir o almoço”, diz Adriana Dleizer, do bufê Quitutaria. “Mas claro que há sempre os que chegam mais cedo e aproveitam a reunião do começo ao fim.” Sempre inventiva, Adriana foge da velha e boa opção de pãezinhos com frios, geléias e queijos e sugere um cardápio (para aproximadamente oito pessoas) com pratos como a focaccia napolitana, quiches que podem ser compradas prontas, saladas verde e caprese e uma caçarola de cogumelos – de início, essa especialidade vai para a mesa “quente”, mas pode ficar até o final da reunião, pois é gostosa mesmo fria. Os bolinhos tipo danish e as madeleines ficam para o café-da-manhã e uma deliciosa mistura de abacaxi em cubos com fitas de coco, para a sobremesa. Para encher os olhos e matar a sede, os sucos de laranja com especiarias e de capim-santo com limão são diferentes e refrescantes. “Mais informal que um almoço, o brunch tem a vantagem de o anfitrião não precisar esperar a chegada de todos os convidados”, afirma a jornalista especializada em culinária Fabiana Badra Eid. Ela sugere que seja oferecido um espumante, que é leve e dá sofisticação à festa. “Há também a opção de caipirinhas de frutas, que devem ser servidas próximo ao horário do almoço”, diz Fabiana. Afinal, é um drinque que requer estômago forrado.
Se fizer sol, o melhor é festejar ao ar livre. Para economizar espaço na mesa, vasinhos pequenos com flores podem ser pendurados no guarda-sol com fitas de cetim. Para facilitar na hora de servir, é indicado o apoio de uma mesinha lateral ou um carrinho de chá, onde devem ficar os talheres, os pratos e os guardanapos de papel. O bacana é misturar as louças: peças de vidro, peças brancas (que sempre se têm no armário) e, para dar uma graça, pratos numa cor leve. Lembrete: os tons pastel estão em alta.


Curta o fim de semana entre os amigos ou com a família, logo de manhã. Mude o hábito do almoço e aproveite o dia todo com esta opção charmosa: o brunch. A moda chegou por aqui nos anos 1980, vinda dos Estados Unidos, e logo pegou entre os brasileiros, que adoram dar uma “esticadinha” a qualquer festa. Servido no meio da manhã, o brunch entra no horário do almoço e se estende até o meio da tarde. É uma maneira fácil de receber para um encontro informal, já que todas as comidas são servidas juntas. Além do mais, permite ao anfitrião curtir o encontro o tempo todo. “Hoje, as festas com esse tema começam por volta do meio-dia, justamente para substituir o almoço”, diz Adriana Dleizer, do bufê Quitutaria. “Mas claro que há sempre os que chegam mais cedo e aproveitam a reunião do começo ao fim.” Sempre inventiva, Adriana foge da velha e boa opção de pãezinhos com frios, geléias e queijos e sugere um cardápio (para aproximadamente oito pessoas) com pratos como a focaccia napolitana, quiches que podem ser compradas prontas, saladas verde e caprese e uma caçarola de cogumelos – de início, essa especialidade vai para a mesa “quente”, mas pode ficar até o final da reunião, pois é gostosa mesmo fria.

Os bolinhos tipo danish e as madeleines ficam para o café-da-manhã e uma deliciosa mistura de abacaxi em cubos com fitas de coco, para a sobremesa. Para encher os olhos e matar a sede, os sucos de laranja com especiarias e de capim-santo com limão são diferentes e refrescantes.

Fonte:http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI89703-16777,00-UM+BRUNCH+LA+FORA.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOM DA FACHADA

PLANTAS RESISTENTES A AMBIENTES FECHADOS

PÉRGOLAS OU PERGOLADOS